segunda-feira, 21 de março de 2022

Sistemas de significação

Há tempo que venho fomentando a discussão sobre a comunicação e sistemas de informação enquanto áreas de conhecimento e atuações profissionais.

São áreas complementares, interligadas, que se beneficiam de seus esforços mútuos na compreensão sobre o uso da informação digital.

Alguns podem pensar que comunicação é apenas o ato de conversar com as outras pessoas, geralmente associada a interações interpessoais, porém quem atua nessa área sabe que é bem amplo, que passa pelo entendimento dos meios de comunicação e das formas, bem como seus efeitos, que pode assumir em determinados contextos a partir da organização social ou, ainda, da seleção dos elementos de significação.

Em sistemas de informação é importante entender como a tecnologia contemporânea, essencialmente digital, pode auxiliar na obtenção e gestão da informação para diversas aplicações. Para isso, é necessário entender sobre organização de computadores, o sistema binário e a programação.

Sistemas de informação, no sentido de produto ou serviço final, são sistemas de significação visto que só é informação após o processamento dos dados. Se informação é contextual, quais são os critérios de significação para a seleção dos dados? Embora seja um sistema matemático, é também um sistema comunicacional, pois pessoas e máquinas se interagem constantemente, ressignificando a informação, incessantemente.

Uma teoria da comunicação que analisa essa relação de ressignificação constante é a Teoria Ator-Rede (TAR), ela propõe que pessoas e máquinas são atores na rede de comunicação, cuja rede, é também conhecida pelo conceito de hipertexto, nós interligados, cujos nós podem ser qualquer coisa,  lugar, recurso computacional, pessoa, assim por diante. Os arranjos e os caminhos por esses nós que determinariam a significação.

Em sistemas de informação, o hipertexto é considerado um grafo, ou seja, um conceito matemático que abre caminhos para inúmeras configurações de informação, passando, inclusive, pela inteligência artificial, que se utiliza também do grafo como base para análise e busca no espaço / base de conhecimento.  


Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário